Pedagogia Formadora do Caráter
Definição
É a nova Pedagogia que
abrange o Ser Humano Integral, atuando no campo da expressão do potencial do
Ser Humano e quanto à sua preparação para a vida em sociedade, para suas
conquistas de espaço no contexto social. Ela toma por base os Valores Humanos,
as diferentes Dimensões Humanas, os diferentes sentidos, externos e internos
com o objetivo de ampliar a consciência, a percepção da realidade, permitindo
escolhas éticas que gerem paz e felicidade para o indivíduo e cidadãos
preocupados em colaborar com seu contexto, visando um mundo mais altruísta e
melhor para todos.
Pesquisa sobre Projetos Pedagógicos para a Educação Infantil
O CIESP de Campinas
realizou uma pesquisa junto a várias secretarias de educação do entorno de
Campinas, ficando evidente que em geral, não está sendo seguida a legislação do
MEC que foca a educação infantil, gerando jovens com problemas de valores, de
caráter cujo problema fica sem solução dentro das organizações, uma vez que
elas não possuem estrutura Didático e Pedagógica para poder contribuir com
estes jovens, cuja causa raiz do problema se encontra na educação infantil e
quanto à falta de valores humanos nos projetos pedagógicos. As escolas focam a
alfabetização e colocam pouco esforço na formação do caráter, nesta fase
crítica e única para efeito da formação em valores.
MEC e as determinações sobre a educação infantil
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96
•
Na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, temos no Artigo segundo,
que a educação deve se inspirar nos princípios de liberdade e nos
ideais de solidariedade humana e tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, reforçada no Artigo 29 desta mesma lei de que
a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como
finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade.
No Artigo 27, temos como uma das diretrizes a difusão de valores
fundamentais ao interesse social.
Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais, Resolução CNE/CEB n°.4, de 13 de julho de 2010
•
MISSÃO: Este
tema está contido nas Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais, Resolução
CNE/CEB n°.4, de 13 de julho de 2010, na Seção I sobre Educação Infantil,
Artigo 22 de que a Educação Infantil tem por objetivo o desenvolvimento
integral da criança e no artigo 22, § 3° sobre o desenvolvimento dos laços de
solidariedade humana e do respeito mútuo em que se assenta a vida social devem
iniciar-se na Educação Infantil
•
AUTONOMIA: No
artigo 43, temos o texto sobre autonomia pedagógica e administrativa da
instituição educacional e no §1° vincula a expressão desta autonomia com a
construção do projeto pedagógico e do seu regimento escolar, enquanto
manifestação de seu ideal de educação e no § 2° cita a necessidade de
articulação do projeto político-pedagógico com os planos de educação –
nacional, estadual e municipal. No § 3° temos que a gestão curricular faz parte
dos componentes integrantes do projeto político-pedagógico. No Artigo 44, sobre
o projeto político-pedagógico, que deve contemplar –I- o diagnóstico da
realidade concreta dos sujeitos do processo educativo, II – a avaliação da aprendizagem.
Resolução No. 5, de 17 de dezembro de 2009, da Câmara de Educação Básica, do Ministério da Educação – Conselho Nacional de educação
•
Na
Resolução No. 5, de 17 de dezembro de 2009, da Câmara de Educação Básica, do
Ministério da Educação – Conselho Nacional de educação, temos a fixação das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, onde é registrado
no Artigo 3º, que o currículo da Educação Infantil é concebido de modo a
promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade e no
artigo 4º. Que nas propostas pedagógicas
da Educação Infantil deverão considerar que a criança, como centro do
planejamento curricular. No Artigo 6º. Que estas propostas devem respeitar
princípios como o I-éticos: da autonomia, da responsabilidade, da
solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes
culturas, identidades e singularidades e no II- sobre exercício de criatividade.
• No Artigo 7º. Na observância das diretrizes, I-
oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam, entre seus
direitos, os direitos humanos. No Artigo 8º. Item X, ainda sobre a observância
de diretrizes sobre a dignidade da criança como pessoa humana. No artigo 9º. Que
as práticas pedagógicas – item I-promovam o conhecimento de si e sobre a
expressão da individualidade. Item VII- que possibilitem vivências éticas.
Conceitos: Valores, Dimensões Humanas, Educere e Educare, Ser Humano Integral
A Pedagogia Formadora
do Caráter se fundamenta na natureza humana universal, nos Valores Humanos
contidos em todos os Seres Humanos da terra, independente de cultura. Estes
valores não são e não podem ser aprendidos, porque se fosse assim se
transformariam em paradigmas mentais. Eles são percebidos pelo fato de atuando
em consideração a eles, o ser humano tem a sensação de paz interior o que
fortalece a percepção dos valores pré-existentes no indivíduo.
Estes valores
não possuem conceituação clara e sim indícios para que o indivíduo os descubra
dentro de si mesmo: Eles são: Amor, Paz, Verdade, Ação Correta e Não Violência.
O amor está vinculado ao indivíduo colocar não a si mesmo e sim o outro como
referência de conduta. A Paz está vinculado à aceitação do outro como ele é,
sem julgamentos de qualquer natureza, seja vinculados à sua raça, religião,
ideias, etc., a Verdade está vinculado ao que flui da consciência, ficando
claro que sempre irão surgir no mínimo duas alternativas na consciência, fazer
ou não fazer, ir para o sul ou para o norte, pensar ou não pensar, etc.
Este
fato ocorre porque o Ser Humano, animal Racional, traz em sua estrutura, 3
grandes partes com estímulo de condutas distintos e opostos.1- O lado biológico
com suas demandas. Caso o ser humano siga cegamente os impulsos do corpo, ele
irá se parecer a um animal. 2- O lado Psíquico que empurra o ser humano em
direção à socialização e à busca do poder, autoestima, o que faz com que o
indivíduo funcione com base no ego, que é a falsa referência do indivíduo.
É
fácil perceber que há um engano na conduta baseada no ego porque este caminho é
produtor de emoções negativas, com base no desejo com foco em si mesmo e não no
outro. Esta dimensão é a responsável pelo nível de stress e angústia do
indivíduo e por consequência pelos problemas somatizados pelo corpo e até pela
liberação para que as células cancerígenas fiquem livres para se desenvolverem.
Quanto maior busca de poder e status, maior será a geração de angústia, que
funciona como uma dor da alma.3- O lado da essência, da substância do homem.
Está vinculada à autorrealização do ser humano, sendo esta, a mais humana das
necessidades. O foco é partir das necessidades do outro ser, demonstrando que a
realização humana somente encontra espaço no semelhante. O outro passa a ser um
instrumento para o crescimento do indivíduo.
Outra base desta
Pedagogia são as diferentes dimensões humanas, vinculadas a estas três
estruturas: Biológico, Psíquico e Essência. As dimensões humanas são as
diferentes fontes de estímulo quanto à conduta. São os inputs. O indivíduo
poderá reagir a um estímulo de forma automática. Nos casos em que ocorrem o
automatismo, podemos afirmar que o ser humano não está vivo, pois não é capaz
de fazer escolhas conscientes. Ele age pelo instinto biológico e psíquicos que
é a característica central dos animais, mas não do ser humano, cuja
característica central é ser criativo e poder agir de acordo com o contexto que
ele enfrenta.
As diferentes
dimensões são:
1.
Biológica,
2.
Mental,
3.
Inteligência
Racional,
4.
Inteligência
Intuitiva,
5.
Emocional,
6.
Social,
7.
Cultural,
8.
Existência
(Planetária)
9.
Cósmica
10.
Essência
ou Espiritual
As questões de
cidadania são enquadrados nas dimensões cultural e social. As questões da
manipulação da mente humana pela mídia são tratadas pela dimensão mental.
O conceito de
“educere” como uma das raízes da palavra educação, está vinculado à plena
expressão do que o ser humano é por sua própria natureza. Significa apoia-lo
para ser tudo o que ele pode vir a ser do ponto de vista humano. O caminho é
contribuir para que o indivíduo se perceba, para saber como funciona o si
mesmo. Educere é um movimento de dentro para fora.
Já o conceito
“educare”, também considerado como uma das raízes da palavra educação, está
vinculado ao treinamento, ou seja, a depositar conhecimentos da sociedade na
mente do indivíduo visando torna-la pessoa produtiva do ponto de vista material
e conseguir seu espaço social. Educare é um movimento de fora para dentro. Na
educação necessitamos do conceito completo da palavra educação, pois a falta de
educere irá gerar cidadãos com muito conhecimento, mas sem direção, já que a
parte que auxilia o indivíduo a fazer escolhas são seus valores.
As consequências de uma Educação somente apoiada em EDUCARE, sem considerar os Valores Humanos Universais, o ser humano integral
A educação parcial sem
educere, produz o Bullying e muitas escolas atribuem este fato à família que
não educa, não percebendo que a raiz da educação na escola necessita ser
baseada nos Valores Humanos. Os efeitos desta epidemia nas escolas onde
predomina o EDUCARE é a presença de
crianças egóicas e que possuem uma atitude repetida de agressão para com os
colegas, que para chamarem a atenção para si mesmas, rebaixam os colegas com
apelidos feios, com definições de caraterísticas que reduzem a imagem do outro,
gerando consequências danosas para a autoestima, saúde e relacionamento e
fazendo com que muitas crianças desejem não ir para a escola e quando forçadas
a ir, podem sofrer graves consequências. A falta de uma pedagogia amorosa,
deixando a criança exposta a seus instintos biológicos e psíquicos, irá gerar, como
algo já planejado, crianças agressoras e que não conseguem se conter, uma vez
que focam a leitura, a matemática, o verniz social e não a questão humana, como
um princípio e um ponto de partida para o desenvolvimento infantil.
Antecendentes
A história nos mostra
que há mais de cem casos confirmados em nosso planeta, em que o ser humano foi
encontrado atuando como animal. É famoso o caso das crianças lobo na Índia.
Elas foram criadas por lobos e andavam de quatro. Quando trazidas para o meio social,
elas não suportaram e sucumbiram. Temos o oposto, um leão criado na Inglaterra
em ambiente familiar demonstra carinho com seus donos. Como Rousseau já
afirmava, o ser humano traz em si o lado bom, mas a sociedade o escraviza com
seus valores. As crianças criadas com animais demonstram diretamente que o ser
humano não pode ser deixado sem orientação e este fato fica claro com a
observação dos instintos biológico e psíquico que atuam como forças contrárias
quanto à expressão daquilo que caracteriza o ser humano universal, a sua
essência. Montessori já colocava que o papel do educador se assemelha ao
jardineiro, que tira os entraves para que a planta expresse toda a sua
natureza, a sua potencialidade.
É famoso o caso de um
filósofo da antiga Grécia que foi convidado a falar sobre educação e ele pediu
três meses para se preparar para espanto de todos, já que ele era reconhecido
pela sua sabedoria. Após este tempo ele se apresenta em público trazendo dois
cães e duas lebres da mesma idade. Ele pede permissão e em frente à sua plateia
ele solta a primeira lebre e o primeiro cão. Em poucos segundos o cão
estraçalha a lebre, para espanto e forte indignação do público presente face ao
horror presenciado e à violência apresentada de forma crua e cruel. O filósofo pede autorização da plateia agora
já assustada com os fatos ocorridos, e muitos já buscando esconder os olhos, e
solta outra lebre e outro cão, irmão do anterior. O cachorro corre em direção à
lebre mas somente brincam um com o outro não demonstrando nenhum sinal de
violência do cão para com a lebre. Neste ponto, o filósofo mostra o significado
da palavra educação. O primeiro cão foi deixado crescer, sem nenhum tipo de
acompanhamento. O segundo cão, ao contrário recebeu a atenção do filósofo e se
tornou um animal amigável. Em sua fala o filósofo destaca a omissão da educação
como causa dos problemas que a sociedade enfrenta.
Responsabilidade pela Educação Infantil
Podemos tirar como
lição que a responsabilidade pela Educação Infantil pertence ao Prefeito e
diretamente ao Secretário de Educação Municipal. Cabe ao prefeito e secretário
avaliarem seus projetos pedagógicos para que as escolas infantis não foquem o
cuidar da criança e sim educar, conforme a legislação do MEC, que pede atenção
ao ser humano integral e aos seus valores. Uma escola infantil que não atue de
acordo com a legislação é uma escola responsável pela ausência da educação,
geradora de pessoas de mal caráter, sem valores, corruptas, ficando sem sentido
a busca da ordem social, onde predomina a competição e não a colaboração.
O mestre dos mestres
disse aos seus apóstolos “deixai vir a mim os pequeninos,...” ( Mc 10:14) e o
rei Salomão “ensina o menino no caminho em que ele deve andar e até quando
envelhecer não se desviará dele.”(Pv 22:6)
Publicações
Andriani, Carlos
Sebastião, Ângelo, Carla, Pinke de Sousa, Maria Cristina, Fonte de Pesquisa em
Educação – Fundamentos para elaboração de Projetos Pedagógicos. Editora
DiaLivros, 387 pgs.
Fontes de Contribuição para o Material Pedagógico
Os autores cujas ideias e teorias foram
consideradas essenciais ao estudo e que
contribuiram na criação do projeto são:
1. Sathia Sai Baba,
educador indiano e a pedagogia da Essência e a
pedagogia dos Valores Humanos;
2. Rudolf Steiner e
a pedagogia Waldorf, pedagogia de desenvolvimento integral do ser humano;
3. Johann Heinrich
Pestalozzi e a pedagogia do amor
4. Jean Piaget e
a epistemologia genética, e o
construtivismo;
5. Lev Seyonovitch
Vigotsky e a psicologia sócio histórica;
6. Henri Wallon e a
evolução dialética da personalidade;
7. Gérard
Vergnaud e a teoria dos campos
conceituais.
8. John Dewey e o
pragmatismo, aprender fazendo; pedagogia cujo projeto educativo é voltado para
o treinamento de habilidades (existência).
9. Maria Montessori
e pedagogia montessoriana
10. Paulo Freire e a
pedagogia do oprimido, pedagogia da
autonomia;
11. Edgar Morin e a
teoria da complexidade;
12. Roberto Crema e
a pedagogia do amor ;
13. Maturana e
a biologia do amor;
14. Pierre Weill e a
educação para a paz;
15. Jacques Rousseau
e a bondade natural do ser humano;
16. Epistemologia da
Educação
17. Célestin Freinet
e a Pedagogia Renovadora, Ativa, Popular, Natural, Aberta, Paidológica,
Cooperativista, Metodológica.
Quiero recibir mas información sobre Pedagogía del Carácter, y donde puedo realizar capacitación.
ResponderExcluir