Formação do Caráter


Pedagogia Formadora do Caráter


Definição


É a nova Pedagogia que abrange o Ser Humano Integral, atuando no campo da expressão do potencial do Ser Humano e quanto à sua preparação para a vida em sociedade, para suas conquistas de espaço no contexto social. Ela toma por base os Valores Humanos, as diferentes Dimensões Humanas, os diferentes sentidos, externos e internos com o objetivo de ampliar a consciência, a percepção da realidade, permitindo escolhas éticas que gerem paz e felicidade para o indivíduo e cidadãos preocupados em colaborar com seu contexto, visando um mundo mais altruísta e melhor para todos.


Pesquisa sobre Projetos Pedagógicos para a Educação Infantil


O CIESP de Campinas realizou uma pesquisa junto a várias secretarias de educação do entorno de Campinas, ficando evidente que em geral, não está sendo seguida a legislação do MEC que foca a educação infantil, gerando jovens com problemas de valores, de caráter cujo problema fica sem solução dentro das organizações, uma vez que elas não possuem estrutura Didático e Pedagógica para poder contribuir com estes jovens, cuja causa raiz do problema se encontra na educação infantil e quanto à falta de valores humanos nos projetos pedagógicos. As escolas focam a alfabetização e colocam pouco esforço na formação do caráter, nesta fase crítica e única para efeito da formação em valores.


MEC e as determinações sobre a educação infantil



Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96

       Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, temos no Artigo segundo, que a educação deve se inspirar nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, reforçada no Artigo 29 desta mesma lei de que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. No Artigo 27, temos como uma das diretrizes a difusão de valores fundamentais ao interesse social.

Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais, Resolução CNE/CEB n°.4, de 13 de julho de 2010

       MISSÃO:   Este tema está contido nas Diretrizes e Bases Curriculares Nacionais, Resolução CNE/CEB n°.4, de 13 de julho de 2010, na Seção I sobre Educação Infantil, Artigo 22 de que a Educação Infantil tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança e no artigo 22, § 3° sobre o desenvolvimento dos laços de solidariedade humana e do respeito mútuo em que se assenta a vida social devem iniciar-se na Educação Infantil

       AUTONOMIA:  No artigo 43, temos o texto sobre autonomia pedagógica e administrativa da instituição educacional e no §1° vincula a expressão desta autonomia com a construção do projeto pedagógico e do seu regimento escolar, enquanto manifestação de seu ideal de educação e no § 2° cita a necessidade de articulação do projeto político-pedagógico com os planos de educação – nacional, estadual e municipal. No § 3° temos que a gestão curricular faz parte dos componentes integrantes do projeto político-pedagógico. No Artigo 44, sobre o projeto político-pedagógico, que deve contemplar –I- o diagnóstico da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo,  II – a avaliação da aprendizagem.

Resolução No. 5, de 17 de dezembro de 2009, da Câmara de Educação Básica, do Ministério da Educação – Conselho Nacional de educação

       Na Resolução No. 5, de 17 de dezembro de 2009, da Câmara de Educação Básica, do Ministério da Educação – Conselho Nacional de educação, temos a fixação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, onde é registrado no Artigo 3º, que o currículo da Educação Infantil é concebido de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade e no artigo  4º. Que nas propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, como centro do planejamento curricular. No Artigo 6º. Que estas propostas devem respeitar princípios como o I-éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades e no II- sobre exercício de criatividade.

       No Artigo 7º. Na observância das diretrizes, I- oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam, entre seus direitos, os direitos humanos. No Artigo 8º. Item X, ainda sobre a observância de diretrizes sobre a dignidade da criança como pessoa humana. No artigo 9º. Que as práticas pedagógicas – item I-promovam o conhecimento de si e sobre a expressão da individualidade. Item VII- que possibilitem vivências éticas.


Conceitos: Valores, Dimensões Humanas, Educere e Educare, Ser Humano Integral



A Pedagogia Formadora do Caráter se fundamenta na natureza humana universal, nos Valores Humanos contidos em todos os Seres Humanos da terra, independente de cultura. Estes valores não são e não podem ser aprendidos, porque se fosse assim se transformariam em paradigmas mentais. Eles são percebidos pelo fato de atuando em consideração a eles, o ser humano tem a sensação de paz interior o que fortalece a percepção dos valores pré-existentes no indivíduo. 

Estes valores não possuem conceituação clara e sim indícios para que o indivíduo os descubra dentro de si mesmo: Eles são: Amor, Paz, Verdade, Ação Correta e Não Violência. 
O amor está vinculado ao indivíduo colocar não a si mesmo e sim o outro como referência de conduta. A Paz está vinculado à aceitação do outro como ele é, sem julgamentos de qualquer natureza, seja vinculados à sua raça, religião, ideias, etc., a Verdade está vinculado ao que flui da consciência, ficando claro que sempre irão surgir no mínimo duas alternativas na consciência, fazer ou não fazer, ir para o sul ou para o norte, pensar ou não pensar, etc. 

Este fato ocorre porque o Ser Humano, animal Racional, traz em sua estrutura, 3 grandes partes com estímulo de condutas distintos e opostos.1- O lado biológico com suas demandas. Caso o ser humano siga cegamente os impulsos do corpo, ele irá se parecer a um animal. 2- O lado Psíquico que empurra o ser humano em direção à socialização e à busca do poder, autoestima, o que faz com que o indivíduo funcione com base no ego, que é a falsa referência do indivíduo. 

É fácil perceber que há um engano na conduta baseada no ego porque este caminho é produtor de emoções negativas, com base no desejo com foco em si mesmo e não no outro. Esta dimensão é a responsável pelo nível de stress e angústia do indivíduo e por consequência pelos problemas somatizados pelo corpo e até pela liberação para que as células cancerígenas fiquem livres para se desenvolverem. Quanto maior busca de poder e status, maior será a geração de angústia, que funciona como uma dor da alma.3- O lado da essência, da substância do homem. Está vinculada à autorrealização do ser humano, sendo esta, a mais humana das necessidades. O foco é partir das necessidades do outro ser, demonstrando que a realização humana somente encontra espaço no semelhante. O outro passa a ser um instrumento para o crescimento do indivíduo.

Outra base desta Pedagogia são as diferentes dimensões humanas, vinculadas a estas três estruturas: Biológico, Psíquico e Essência. As dimensões humanas são as diferentes fontes de estímulo quanto à conduta. São os inputs. O indivíduo poderá reagir a um estímulo de forma automática. Nos casos em que ocorrem o automatismo, podemos afirmar que o ser humano não está vivo, pois não é capaz de fazer escolhas conscientes. Ele age pelo instinto biológico e psíquicos que é a característica central dos animais, mas não do ser humano, cuja característica central é ser criativo e poder agir de acordo com o contexto que ele enfrenta.

As diferentes dimensões são:

1.     Biológica,
2.     Mental,
3.     Inteligência Racional,
4.     Inteligência Intuitiva,
5.     Emocional,
6.     Social,
7.     Cultural,
8.     Existência (Planetária)
9.     Cósmica
10.  Essência ou Espiritual

As questões de cidadania são enquadrados nas dimensões cultural e social. As questões da manipulação da mente humana pela mídia são tratadas pela dimensão mental.

O conceito de “educere” como uma das raízes da palavra educação, está vinculado à plena expressão do que o ser humano é por sua própria natureza. Significa apoia-lo para ser tudo o que ele pode vir a ser do ponto de vista humano. O caminho é contribuir para que o indivíduo se perceba, para saber como funciona o si mesmo. Educere é um movimento de dentro para fora.

Já o conceito “educare”, também considerado como uma das raízes da palavra educação, está vinculado ao treinamento, ou seja, a depositar conhecimentos da sociedade na mente do indivíduo visando torna-la pessoa produtiva do ponto de vista material e conseguir seu espaço social. Educare é um movimento de fora para dentro. Na educação necessitamos do conceito completo da palavra educação, pois a falta de educere irá gerar cidadãos com muito conhecimento, mas sem direção, já que a parte que auxilia o indivíduo a fazer escolhas são seus valores. 


As consequências de uma Educação somente apoiada em EDUCARE, sem considerar os Valores Humanos Universais, o ser humano integral


A educação parcial sem educere, produz o Bullying e muitas escolas atribuem este fato à família que não educa, não percebendo que a raiz da educação na escola necessita ser baseada nos Valores Humanos. Os efeitos desta epidemia nas escolas onde predomina o  EDUCARE é a presença de crianças egóicas e que possuem uma atitude repetida de agressão para com os colegas, que para chamarem a atenção para si mesmas, rebaixam os colegas com apelidos feios, com definições de caraterísticas que reduzem a imagem do outro, gerando consequências danosas para a autoestima, saúde e relacionamento e fazendo com que muitas crianças desejem não ir para a escola e quando forçadas a ir, podem sofrer graves consequências. A falta de uma pedagogia amorosa, deixando a criança exposta a seus instintos biológicos e psíquicos, irá gerar, como algo já planejado, crianças agressoras e que não conseguem se conter, uma vez que focam a leitura, a matemática, o verniz social e não a questão humana, como um princípio e um ponto de partida para o desenvolvimento infantil.


Antecendentes



A história nos mostra que há mais de cem casos confirmados em nosso planeta, em que o ser humano foi encontrado atuando como animal. É famoso o caso das crianças lobo na Índia. Elas foram criadas por lobos e andavam de quatro. Quando trazidas para o meio social, elas não suportaram e sucumbiram. Temos o oposto, um leão criado na Inglaterra em ambiente familiar demonstra carinho com seus donos. Como Rousseau já afirmava, o ser humano traz em si o lado bom, mas a sociedade o escraviza com seus valores. As crianças criadas com animais demonstram diretamente que o ser humano não pode ser deixado sem orientação e este fato fica claro com a observação dos instintos biológico e psíquico que atuam como forças contrárias quanto à expressão daquilo que caracteriza o ser humano universal, a sua essência. Montessori já colocava que o papel do educador se assemelha ao jardineiro, que tira os entraves para que a planta expresse toda a sua natureza, a sua potencialidade.


É famoso o caso de um filósofo da antiga Grécia que foi convidado a falar sobre educação e ele pediu três meses para se preparar para espanto de todos, já que ele era reconhecido pela sua sabedoria. Após este tempo ele se apresenta em público trazendo dois cães e duas lebres da mesma idade. Ele pede permissão e em frente à sua plateia ele solta a primeira lebre e o primeiro cão. Em poucos segundos o cão estraçalha a lebre, para espanto e forte indignação do público presente face ao horror presenciado e à violência apresentada de forma crua e cruel.  O filósofo pede autorização da plateia agora já assustada com os fatos ocorridos, e muitos já buscando esconder os olhos, e solta outra lebre e outro cão, irmão do anterior. O cachorro corre em direção à lebre mas somente brincam um com o outro não demonstrando nenhum sinal de violência do cão para com a lebre. Neste ponto, o filósofo mostra o significado da palavra educação. O primeiro cão foi deixado crescer, sem nenhum tipo de acompanhamento. O segundo cão, ao contrário recebeu a atenção do filósofo e se tornou um animal amigável. Em sua fala o filósofo destaca a omissão da educação como causa dos problemas que a sociedade enfrenta.




Responsabilidade pela Educação Infantil 



Podemos tirar como lição que a responsabilidade pela Educação Infantil pertence ao Prefeito e diretamente ao Secretário de Educação Municipal. Cabe ao prefeito e secretário avaliarem seus projetos pedagógicos para que as escolas infantis não foquem o cuidar da criança e sim educar, conforme a legislação do MEC, que pede atenção ao ser humano integral e aos seus valores. Uma escola infantil que não atue de acordo com a legislação é uma escola responsável pela ausência da educação, geradora de pessoas de mal caráter, sem valores, corruptas, ficando sem sentido a busca da ordem social, onde predomina a competição e não a colaboração.
O mestre dos mestres disse aos seus apóstolos “deixai vir a mim os pequeninos,...” ( Mc 10:14) e o rei Salomão “ensina o menino no caminho em que ele deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele.”(Pv 22:6)


Publicações


Andriani, Carlos Sebastião, Ângelo, Carla, Pinke de Sousa, Maria Cristina, Fonte de Pesquisa em Educação – Fundamentos para elaboração de Projetos Pedagógicos. Editora DiaLivros, 387 pgs.


Fontes de Contribuição para o Material Pedagógico


Os autores cujas ideias e teorias foram consideradas essenciais ao estudo e que  contribuiram na criação do projeto são:
1. Sathia Sai Baba, educador indiano e a pedagogia da Essência e a   pedagogia dos Valores Humanos;
2. Rudolf Steiner e a pedagogia Waldorf, pedagogia de desenvolvimento integral do ser humano;
3. Johann Heinrich Pestalozzi e a  pedagogia do amor
4. Jean Piaget e a  epistemologia genética, e o construtivismo;
5. Lev Seyonovitch Vigotsky e a psicologia sócio histórica;
6. Henri Wallon e a evolução dialética da personalidade;
7. Gérard Vergnaud  e a teoria dos campos conceituais.
8. John Dewey e o pragmatismo, aprender fazendo; pedagogia cujo projeto educativo é voltado para o treinamento de habilidades (existência).
9. Maria Montessori e  pedagogia montessoriana
10. Paulo Freire e a pedagogia do oprimido,  pedagogia da autonomia;
11. Edgar Morin e a teoria da complexidade;
12. Roberto Crema e a pedagogia do amor ;
13. Maturana e a  biologia do amor;
14. Pierre Weill e a educação para a paz;
15. Jacques Rousseau e a  bondade natural do ser humano;
16. Epistemologia da Educação
17. Célestin Freinet e a Pedagogia Renovadora, Ativa, Popular, Natural, Aberta, Paidológica, Cooperativista, Metodológica.

Um comentário:

  1. Quiero recibir mas información sobre Pedagogía del Carácter, y donde puedo realizar capacitación.

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